Serviços > Análise Forense

Análise Forense e Resposta a Incidentes

Experiência em identificação, detecção, análise, contenção e recuperação de incidentes de segurança cibernética

Incidente de segurança?

O serviço pode ser ativado a qualquer momento. Implementaremos ferramentas específicas para fazer a triagem do incidente e ativar os recursos necessários para analisar, conter e erradicar a ameaça.

Quando todos os protocolos de segurança da rede são quebrados e as orientações de cibersegurança são ignoradas, faz-se necessário o recurso da análise forense de sistemas. O conceito tem muito a ver com as análises de crimes no mundo real, mas transportado para o ambiente virtual, onde os desafios de rastreamento e identificação dos violadores podem se apresentar como muito mais complexos. A análise forense de sistemas, portanto, é um conjunto de técnicas adotadas para coletar e examinar evidências de crimes cibernéticos como roubos de senhas e informações e divulgação de dados sigilosos. O objetivo do procedimento, acima de tudo, é identificar o autor da invasão e desta forma submetê-lo à legislação vigente.

No Brasil, a lei de crimes cibernéticos é recente (datada de 2012) e, portanto, ainda estão sendo adotados processos e técnicas de análise forense de sistemas eficazes. Apesar disso, existem violações que já estão tipificadas em artigo e que são passíveis de punição. Saiba quais são as principais:

Invasão do sistema e roubo de dados pessoais;

Golpes financeiros pela internet, como compras falsas utilizando informações de cartão de crédito;

Disseminação de vírus e consequente derrubada de sites e portais.

É importante que a análise forense de sistemas siga regras e procedimentos em seu trabalho de coleta de provas dos crimes. Apenas desta forma é possível que elas sejam consideradas aptas a serem utilizadas em julgamento.

O que a Análise Forense de Sistemas Busca?

Segundo um dado levantado pelo setor de cibersegurança brasileiro, apenas no ano de 2017, 60 milhões de pessoas foram vítimas de crimes digitais no país – sendo que infelizmente esse número tende a crescer, principalmente pela migração da vida off-line para uma nova vida on-line. Nesse sentido, a análise forense de sistemas visa sempre recuperar as informações apagadas ou destruídas, bem como oferecer mecanismos para a que a justiça faça uma possível reparação a quem teve seu direito constitucional violado. Conhecer a legislação e aplicar as leis, tanto as específicas de crimes cibernéticos, como as previstas no código penal, é papel da justiça, mas a análise forense de sistemas é parceira atuante na diminuição e reparação desses danos.