Logo72

Revisão e Análise de Código

—REVISÃO MANUAL DO CÓDIGO VERIFICANDO VULNERABILIDADES
—ANÁLISE DE CÓDIGO E DETECÇÃO DE FALHAS DE SEGURANÇA
—Inserção de PROTEÇÃO EM DEPENDÊNCIA VULNERÁVEIS
—IMPLEMENTAÇÃO DETALHADA DE AUDITORIA E LOGS

Revisão de código segura é provavelmente a mais simples técnica efetiva para identificar bugs de segurança cedo dentro do processo de desenvolvimento. Quando usada em conjunto com testes de intrusão automáticos e manuais, code review pode aumentar significativamente a efetividade na verificação da segurança das aplicações.

Revisão manual de código nos fornece uma visão real dos riscos associados a um código inseguro… Uma revisão humana pode entender a relevância de um bug ou de uma vulnerabilidade no código. Contexto requer entendimento humano do que está avaliado.

Avaliações de processos de autenticação, autorização, criptografia e acima de tudo, processos de validação de dados são melhores avaliados por revisões manuais de código. A revisão manual também é indicada para examinar trechos de código raramente percorridos. 

Técnicas de avaliação, como teste de intrusão ou “apenas difusão” por exemplo, examinam trechos do código para os quais são fornecidas entradas. No entanto, trechos menos acionados, ou intencionalmente ocultos, podem ser perdidos. Isso porque as ferramentas automatizadas de análise estática podem seguir estes trechos, mas dificilmente conseguem entender a lógica de negócios associada a eles.

Uma revisão manual rigorosa geralmente é capaz desvendar e examinar esses trechos que, de outra forma, seriam perdidos ou mal compreendidos por ferramentas automatizadas.

— REVISÃO E ANÁLISE DE CÓDIGO

Análise de Código e Detecção de Falhas de Segurança

Hoje, entende-se que quanto mais cedo um problema é encontrado no software, mais barata é a sua correção (um problema encontrado em desenvolvimento será muito mais barato de corrigir do que se o mesmo for encontrado em produção). Da mesma forma, código-fonte bem escrito reduz drasticamente o tempo (e o custo) de manutenção, e o uso de boas práticas de orientação a objetos permite que o código seja flexível e suporte mudanças de forma mais tranquila, segura e natural.

Mesmo quando uma aplicação é entregue, o trabalho em cima do código fonte não deve parar. Para validar a segurança e otimização de performance de um software, uma auditoria de código é altamente recomendável.

O objetivo principal é verificar se técnicas de programação foram utilizadas corretamente e identificar pontos com falhas ou até mesmo códigos que não sejam adequados ao propósito da aplicação. Após a análise, é gerado um relatório que será utilizado para implementar uma gama de medidas que garantam a segurança e confiabilidade do código da aplicação.

— REVISÃO E ANÁLISE DE CÓDIGO

Desenvolver Proteção em Dependências Vulneráveis

Não existe uma solução. Existem diversos tipos de ataques por parte dos cibercriminosos, cada um deles funciona de uma maneira diferente por atuar em vários níveis de segurança.

Entre os principais tipos de ataques, podemos citar:

1 – DDoS
Uma sigla para Negação de Serviço Distribuída (Distributed Denial of Service). Esse ataque ocorre quando um servidor é propositalmente sobrecarregadode acessos e solicitações a fim de fazer a página “cair”. Nesse momento, os usuários não conseguem acessar, gerando prejuízos, por exemplo, no setor comercial por não conseguir realizar as vendas.

2 – Malware
Este termo é a contração em inglês de “Malicious Software” ou em tradução livre (SoftwareMalicioso). Ele é uma generalização dos tradicionais e conhecidos vírus, programas espiões,Scarewares, Cavalos de Troia e de capturas de tela e teclado (Keyloggers). Eles são programas usados para obter acessos não autorizados, capturar credenciais de acesso ou monitorar o usuário.

3 – Phishing
Uma das formas mais amplamente usadas de ataque pela sua facilidade de expansão. Já recebeu um e-mail de promoções ou de banco mas notou que o remetente não era verdadeiramente a instituição? Pois saiba que isso é Phishing. Ele envolve a coleta de dados e informações pessoais, como de cartão de crédito, por meio da semelhança do site legítimo onde o usuário não consegue perceber as pequenas diferenças e fornece suas credenciais de acesso.

4 – Ataques internos
Eles podem ser definidos como ações de pessoas que têm acesso fisicamente aos sistemas ou privilégios administrativos e utilizam essa vantagem para benefício próprio. Geralmente obtém dados confidenciais ou se utilizam de pendrives para instalar Malwares diretamente no sistema.

Como você pôde notar, hoje em dia muitas pessoas mal intencionadas perceberam que as falhas na cibersegurança podem ser lucrativas. Por isso, é necessário tomar medidas de proteção para não ficar vulnerável.

— REVISÃO E ANÁLISE DE CÓDIGO

Implementação Detalhada de Auditoria e Logs

Uma parte crítica da segurança cibernética é gerar logs de auditoria para alterações feitas em seus dados confidenciais e sistemas críticos e monitorar esses logs em busca de sinais de ameaças de segurança cibernética em potencial. O registro e o monitoramento devem cobrir toda a sua infraestrutura de TI, pois sempre que seus usuários podem fazer alterações, existe o potencial para violações na segurança.

Os problemas que muitas organizações enfrentam é que, quando habilitam o registro de auditoria em sua infraestrutura crítica de TI, são rapidamente bombardeadas com quantidades incontroláveis de informações de registro brutas à medida que as alterações são feitas constantemente. Tanto é assim que pode ser incrivelmente difícil obter qualquer percepção significativa de monitorá-los.

O que os registros de auditoria registram?

Um log de auditoria contém os registros sequenciais de dados que são relevantes e / ou cruciais para manter a segurança do sistema. Nesses registros, é possível encontrar informações detalhadas sobre as mudanças ou atividades que afetam ou afetaram uma operação, evento ou processo específico do sistema. Os logs de auditoria geralmente mantêm guias sobre quais fontes foram acessadas e contêm dados definitivos sobre o endereço de origem, destino, informações de login do usuário e um carimbo de data / hora.

É possível ignorar os registros de auditoria?

No reino virtual, não há como contornar os logs de auditoria. Se por acaso você obtiver acesso a um sistema, haverá uma entrada sobre isso no registro de auditoria. Devido à existência e iminência desse recurso, os logs de auditoria se mostraram muito significativos em várias ocasiões. Por exemplo, eles desempenham um papel muito importante na detecção de violações de segurança e na manutenção da segurança geral de um sistema. Além disso, eles são considerados documentos legítimos em um ambiente de tribunal.

Benefícios da segurança dos registros de auditoria.

Ser capaz de fornecer registros de auditoria intensivos pode salvar sua empresa de batalhas jurídicas intermináveis e onerosas, uma vez que os registros de auditoria podem durar no tribunal. Além disso, manter registros de auditoria detalhados ajuda sua equipe de TI a ver o desempenho das medidas de segurança de seus sistemas. No caso de uma violação de segurança ou de uso indevido de informações, os melhores e mais precisos dados vêm dos logs de auditoria. Com as informações fornecidas pelos logs de auditoria, sua equipe de segurança de TI pode agir rapidamente sobre o problema antes que ele piore e se torne mais difícil de gerenciar. Além disso, os registros de auditoria são muito úteis para estabelecer que seus funcionários sigam os protocolos necessários para o arquivamento de documentos formais. Eles também podem ajudá-lo a evitar ou detectar fraudes eviolações de dados.

Como todo acesso a informação gera um rastro, é possível então criar um ambiente de monitoramento e estabelecer um perímetro de segurança em sua volta. A partir da análise e auditoria de log gerado pela informação, pode-se identificar vários tipos de ameaças bem como e correlacionar várias informações advindas de outras fontes, utilizando-se um CLS de forma proativa e assim evitando ataques futuros.

O Brasil possui recomendações há bastante as quais definem boas práticas com relação ao uso da análise e auditoria de log. Entretanto matéria só foi legislada em 2014, dirigindo assim as empresas a utilizarem de tecnologias de logs. Uma realidade das grandes empresas no Brasil que possui uma cultura de segurança como parte do negócio e utiliza o log como uma forma de agregar valor ao seu produto final.

Está procurando uma solução
para o seu negócio?

Solicite seu orçamento personalizado
e transforme o seu negócio.

Somos especializados em desenvolvimento de software, cibersegurança (Avaliações, Pentesting, Resposta a incidentes) e treinamentos.

Informações de Contato

Links

Somos especializados em desenvolvimento de software, cibersegurança (Avaliações, Pentesting, Resposta a incidentes) e treinamentos.

Informações de Contato

© 2021 Todos os direitos reservados - CyberBitz Tecnologia