# CYBERBITZ INSIGHT _

Incidente de Segurança da Informação: Saiba o que Fazer!

cibersegurança

Um possível incidente de segurança da informação pode ocorrer a qualquer momento com as empresas na internet. Portanto, a segurança cibernética das empresas.

Um possível incidente de segurança da informação pode ocorrer a qualquer momento com as empresas na internet. Portanto, a segurança cibernética das empresas é algo muito sério!

A cada dia, as organizações estão avançando mais na informatização de suas ocupações, passando por verdadeiras revoluções digitais, e com o advento do cenário pandêmico global causado pela Covid-19, a necessidade de as empresas se modernizarem se tornou ainda maior.

Entretanto, tão fundamental quanto a digitalização é a necessidade de aumentar e melhorar a maturidade da segurança cibernética das empresas. Novas vulnerabilidades, ataques e ameaças surgem a cada dia. As empresas devem, portanto, estar preparadas para responder a possíveis incidentes que ocorram.

Plano de Resposta a Incidente de Segurança da Informação

O plano de resposta a incidente de segurança da informação é um arquivo completo, produzido para detectar e delinear as atividades a serem implementadas no caso de qualquer evento de Cibersegurança que tenha um impacto negativo sobre a empresa.

Tendo este plano como guia, os grupos de segurança da informação têm a capacidade de lidar com eventos imprevistos de forma eficaz.

Desta forma, eles garantem que o desempenho da empresa não seja afetado severamente ou interrompido uma vez que cyber ataques e ameaças entrem em ação.

O projeto de resposta a um incidente de segurança da informação deve conter a definição do incidente, e assim explicar todos os métodos que serão executados uma vez que um incidente comece. O arquivo deve especificar as tecnologias, ferramentas e recursos a serem utilizados, assim como os funcionários que faram parte da contenção e suas responsabilidades.

A Importância da Resposta a Incidentes

O objetivo principal de uma estratégia de resposta a incidentes é minimizar perdas e danos através do combate eficaz das ameaças, o que significa responder a um ataque no menor período de tempo e da melhor maneira possível. Sem desespero e sem ser pego de surpresa.

O valor de uma estratégia de resposta a um incidente de segurança da informação para as organizações está em uma única palavra: segurança.

Porque a partir do momento em que uma empresa se torna o alvo de um ataque, essa estratégia pode garantir que a probabilidade de dano seja mantida a um mínimo e que ninguém seja pego desprevenido. Além disso, funcionários treinados e conscientes garantem uma maior defesa para a empresa.

Incidente de Segurança da Informação: Saiba o que Fazer!

A gestão de incidentes de segurança da informação pode ser entendida como o grupo de processos para detectar, alertar, avaliar, responder, tratar e aprender com esses incidentes que podem acontecer com qualquer empresa. A seguir, apresentaremos como isto pode ser feito e assim assegurar que você siga os processos adequados para responder a um possível incidente de segurança da informação.

Confira quais são as primeiras coisas a se fazer: • Preparação antes de um ataque; • Contenha a ameaça; • Identifique a ameaça; • Documente o que aconteceu; • Tenha uma solução de backup testada; • Serviço de resposta a incidentes.

Preparação Antes de um Ataque

Você deve garantir que seus funcionários permaneçam devidamente treinados sobre suas funções e responsabilidades no caso de um incidente de segurança cibernética. O projeto deve ser completo e detalhar as responsabilidades e funções de todos.

Para garantir que todos desempenhem seu papel, o projeto deve ser posto à prova. Para isso, seu nível de capacidade de resposta deve ser avaliado.

Conduzir violações ou invasões de sistema simulados, é o indicado. Quanto mais bem preparados estiverem seus funcionários, menor será a probabilidade de cometerem erros críticos. Certifique-se de que todos os itens de seu plano de resposta permaneçam aprovados e que você tenha todo o necessário com antecedência.

Contenha a Ameaça

Caso o incidente de segurança da informação já esteja ocorrendo, isole o computador ou rede. Esta é a etapa de contenção e erradicação do incidente, limitando os danos. A ação depende do incidente específico, mas o objetivo é evitar que ele cause mais danos.

Isto envolve agir na raiz do incidente e implementar meios de contenção (pode até ser preciso desativar sistemas por completo).

É essencial, nesta fase, preservar as evidências que podem ajudar a melhor detectar o que aconteceu e os prováveis criminosos cibernéticos.

É também o momento de corrigir e atualizar sistemas, verificar protocolos de login e modificar cada uma das credenciais de login de administradores e usuários.

Identifique a Ameaça

Detectar e avaliar com precisão os incidentes de segurança cibernética é frequentemente a parte mais complexa da resposta a incidentes para muitas organizações.

Geralmente, a identificação de incidentes começa com ferramentas de monitoramento e alerta. No entanto, às vezes a descoberta sobre o incidente vem pelos clientes ou membros da equipe.

Uma vez detectado um ataque, o projeto de resposta ao incidente de segurança da informação deve ser rapidamente acionado junto com as medidas necessárias.

Cada conjunto de atividades incomuns deve ser abordado o mais rapidamente possível pelo seu grupo de resposta assim que o incidente for identificado.

Documente o que Aconteceu

Faça anotações detalhadas do que você viu ou fez. Assim que o incidente for contido e os dados e serviços forem restaurados, examine criticamente o caso e documente as lições aprendidas.

Isto permitirá que você detecte quaisquer falhas de segurança cibernética, problemas, vulnerabilidades e melhorias fundamentais para basear sua decisão de mudar, ou fazer uma otimização interna.

A partir daí, as recomendações para otimização de processos, e as melhorias para o seu plano de resposta a incidentes precisam ser todos documentados.

Tenha uma Solução de Backup Testada

O backup de segurança se trata de uma cópia de dados importantes, registros, documentos, aplicações, sistema operacional ou escopo que sua empresa utiliza.

O valor de uma solução de backup em um incidente de segurança da informação, é principalmente garantir que sua organização tenha segurança e confiança para continuar fazendo seu trabalho sem medo de ataques cibernéticos.

Com o backup, seus registros, sistemas e dados mais relevantes podem ser recuperados facilmente em caso de problemas e adversidades digitais.

Serviço de Resposta a Incidentes

É primordial que o projeto de resposta a incidentes de segurança cibernética tenha um histórico de problemas, ou seja, aqueles que já comprometeram a estabilidade dos dados, e também uma lista de perigos potenciais.

Sem dúvida, a prevenção é a melhor maneira de manter uma empresa bem protegida contra os ataques de cyber criminosos.

Como você pode ver, é fundamental que você desenvolva uma estratégia de resposta a incidentes para sua empresa. Portanto, entre em contato conosco para criar seu plano de resposta a incidentes e ficar livre de cyber ataques.

4 Benefícios de um Plano de Resposta a Incidentes

As vantagens de contar com uma estratégia bem elaborada de resposta a um incidente de segurança da informação são várias. Contudo, as principais estão descritas abaixo: • Resposta mais rápida a incidentes; • Manter a confiabilidade da sua empresa; • Mitigação precoce de ameaças; • Cuidar do resultado da empresa.

1. Resposta Mais Rápida a Incidentes

O plano de resposta a incidentes de segurança cibernética assegura que uma empresa utilize sua avaliação de riscos e suas atividades para identificar os primeiros indícios de que um incidente ou ataque está prestes a ocorrer, ou que já esteja ocorrendo.

No entanto, o plano de resposta também ajuda as empresas a continuar com o protocolo correto para fazer a contenção e recuperação de uma ameaça.

2. Manter a Confiabilidade da sua Empresa

Um incidente de segurança da informação pode custar a confiança que a empresa conquistou de seus investidores, clientes e outras partes interessadas.

Uma estratégia de resposta ao incidente lhe permite abordá-los de forma mais eficaz e amenizar seu efeito o mais rápido possível. Ela o ajudará a manter a boa reputação de sua organização, preservando ao mesmo tempo sua responsabilidade digital.

3. Mitigação Precoce das Ameaças

Na prática, uma equipe bem organizada de resposta a incidentes de segurança cibernética, com uma estratégia de resposta bem descritiva pode suavizar o impacto potencial dessas possíveis situações imprevistas.

Em outras palavras, a construção de uma estratégia de resposta a incidentes pode adiantar a investigação, minimizando a duração de um incidente e encurtando o período de recuperação. O resultado pode ser a contenção de prejuízos financeiros e até mesmo de reputação.

4. Cuidar do Resultado da Empresa

Uma vez ocorridos os incidentes de segurança cibernética, o caixa da empresa geralmente leva um golpe significativo. Seja na forma de pedidos de resgate com um ataque Ransomware, ou mesmo com a perda de consumidores.

No caso de organizações de capital aberto, isso traz resultados negativos principalmente nos valores das suas ações no mercado.

Portanto, ter uma estratégia de resposta a incidentes permite agir sobre um incidente de forma organizada, e assim evitar a perda de recursos e resolver o ataque com rapidez.

Conclusão

Toda organização é suscetível a um incidente de segurança da informação que prejudique dados sensíveis, seja devido a ataques de hackers, vazamento ou perda de dados ao atualizar sistemas, falha humana, erros operacionais, entre vários outros fatores prováveis.

Para garantir o cumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é essencial implementar uma estratégia para responder a incidentes de segurança cibernética, o que torna possível lidar com o caso e reduzir as perdas para a empresa.

Caso você tenha gostado do conteúdo de hoje, saiba mais sobre Resposta a Incidentes e mantenha sua empresa livre de ataques cibernéticos. Você também pode realizar um Teste de Intrusão (Pentest) e garantir que sua empresa não esteja passando por algum incidente de segurança da informação!

Post Url: incidente-de-seguranca-da-informacao-saiba-o-que-fazer

Emergência?

Malware, ransomware ou outras cyber emergências, entre em contato imediatamente.

Brasil ShieldsUp Alertas

Alertas Importantes que requerem atenção imediata e que estão sendo explorados ativamente

Insights

No nosso Insights blog, você pode obter informações valiosas para melhor proteger sua empresa