# CYBERBITZ INSIGHT _

Segurança do Site: Deixe seu Site Seguro Contra as Ameaças!

: Segurança do site

A segurança do site de uma empresa é algo muito importante hoje em dia. Ainda mais, um site seguro passa mais confiança para os seus clientes e visitantes...

A segurança do site de uma empresa é algo muito importante hoje em dia. Ainda mais, um site seguro passa mais confiança para os seus clientes e visitantes.

Além disso, um site seguro conta com ferramentas simples de usar para ajudar a defender seu site contra as principais ameaças cibernéticas.

É essencial evitar ataques e solucionar as questões de segurança do site da sua empresa. Então é preciso adotar uma abordagem preventiva e proativa para manter a segurança do site da sua organização.

O site seguro impede ataques cibernéticos em seu site, pois um bom scanner de malware verifica com frequência seu site atrás de conteúdo malicioso, e o alerta se houver algum.

Segurança do Site: 10 Dicas Para Manter seu Site Seguro!

Qual seria a reação do seu consumidor se perceber que sua máquina foi infectada por um vírus ou que seus dados pessoais foram expostos na Internet? Certamente não iria gostar nem um pouco, não é mesmo?

O ponto positivo é que, ao investir em medidas simples, é possível evitar a maioria dos perigos. Portanto, para que você não se exponha a este tipo de situações, preparamos este conteúdo.

Confira quais serão as dicas a seguir:

  • Utilize Certificado SSL;
  • Use plugins de segurança;
  • Tenha um detector de Malware;
  • Utilize o Captcha;
  • Formule as mensagens de erro;
  • Crie senhas fortes e seguras;
  • Desative o relatório de erros PHP;
  • CDN (Content Network Delivery);
  • Faça backups regularmente;
  • Busque profissionais capacitados.

1. Utilize Certificado SSL

Ao falar sobre segurança do site, o certificado SSL é primordial, especialmente para empresas online, devido ao fato de que ele executa a defesa entre a conexão do cliente e o servidor, utilizando uma criptografia avançada de 256 bits, permitindo assim que dados propensos como dados bancários e senhas não sejam interceptados. Após a obtenção do certificado, um cadeado na cor verde é inserido na URL da sua página, indicando aos usuários que aquele é um site seguro. Se você ainda não estiver usando o certificado SSL, não perca tempo, comece a usá-lo e proteja a sua empresa de possíveis ataques!

2. Use Plugins de Segurança

Os plugins oferecem inúmeras funcionalidades de forma prática, tais como filtros de entrada de firewall e monitoramento de spam. Ainda mais, eles ajudam na verificação de malware e outros vírus, com o objetivo de remover inconsistências e prováveis violações.

Para manter uma boa segurança do site, além disso, com os plugins você tem a possibilidade de instalar certos recursos fundamentais, como o WAF (Web Application Firewall) e o CDN.

O WAF torna seu site seguro e funciona como um filtro de entrada que evita fontes maliciosas, evitando os inconvenientes antes que eles se concretizem.

O CDN emprega um sistema no qual o site é carregado a partir de fontes distribuídas pelo mundo inteiro, com a intenção de otimizar o desempenho de carregamento e a experiência do cliente. Além disso, as fontes de entrada são identificadas, o que ajuda a prevenir prováveis invasões e ataques DNS.

3. Tenha um Detector de Malware

A segurança online é muito importante, você não acha? Portanto não faz diferença se você tem um blog, site ou uma loja online, as atividades para fazer com que seus sistemas fiquem seguros têm que fazer parte de sua rotina.

O Malware é muito comum e o pior de tudo, os sites têm o potencial de ser por onde ele infecta as máquinas dos consumidores e visitantes. Então para evitar que isso aconteça, a melhor escolha é poder contar com um detector de Malware no sistema.

Os programas Antimalware são perfeitos para a segurança do site, e têm a capacidade de identificar imediatamente os arquivos maliciosos, e assim ajudá-lo a contê-los antes mesmo que eles consigam causar qualquer dano.

4. Utilize o Captcha

O Captcha um teste onde o cliente precisa inserir um código, clicar em certas imagens ou marcar aquela caixa “Eu não sou um robô” para ter certeza de que o cliente está realmente fazendo aquela ação.

Graças às práticas maliciosas de spam, existem bots que entram em sites preenchendo questionários para anunciar uma empresa, qualquer página ou mesmo iniciar um ataque DDOS que pode deixar seu site fora do ar.

Portanto, o objetivo do Captcha é garantir a segurança do site realizando testes por meio dos visitantes, distinguindo os humanos dos bots.

5. Formule as Mensagens de Erro

Tome cuidado com as informações fornecidas quando qualquer tipo de erro for cometido nos formulários do seu site. A mensagem deve ser cuidadosamente redigida. Ou seja, não aponte que somente um campo (nome do cliente ou senha) esteja errado, use mensagens como “nome do cliente ou senha está incorreto”, advertindo que todos os campos precisam ser verificados.

Essa é uma super dica para você deixar seu site seguro, se o hacker tiver a informação de que apenas um campo está errado, ele atacará esse campo específico com força bruta, pois o outro campo já foi validado.

6. Crie Senhas Fortes e Seguras

A maioria dos sites têm áreas admin, também conhecidas como áreas administrativas. Os usuários que entram na administração geralmente têm o que chamamos de chave mestra do sistema. Em outras palavras, se alguém roubar o login de um administrador, seu sistema estará aberto a qualquer tipo de modificação. Então para a segurança do site da sua empresa, procure sempre criar senhas fortes!

Porque senhas fortes geralmente têm uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e letras especiais. Assim, quanto mais extensa e diversificada for a mistura, melhor. Há algumas ferramentas que gerenciam e produzem senhas fortes.

7. Desative o Relatório de Erros PHP

Relatórios de erros PHP têm o potencial de ser úteis, mas somente se você estiver desenvolvendo seu site e quiser ter certeza de que tudo está funcionando de maneira correta. No entanto, demonstrar tais erros para todo mundo pode implicar em uma grave falha de segurança do site. Você pode corrigi-lo de forma rápida e sem complicações. Não se preocupe, você não precisa ser um programador mestre para desativar os erros PHP do site da sua empresa. Vários provedores de hospedagem possuem a alternativa de desativar os relatórios de erros dentro do painel de controle. Então busque e desative essa função para manter seu site seguro, livre de ameaças.

8. CDN (Content Network Delivery)

Nossa oitava dica resolve 2 inconvenientes em paralelo: velocidade e segurança. O CDN é uma rede de servidores espalhados por todo o planeta, todos estes servidores hospedam uma réplica do seu site.

Portanto, toda vez que alguém acessa seu site, o servidor mais próximo atende à demanda garantindo uma entrada mais rápida. Em outras palavras, velocidade garantida. Então, imagine que um hacker pretende invadir seu site, qual servidor ele irá atacar? E se ele atacar o servidor? Você sabe o que vai acontecer? Nada, porque ele atacará uma simples réplica do seu site, enquanto o original fica em segurança.

9. Faça Backups Regularmente

Quando o assunto é segurança do site, até mesmo grandes sites devem se preocupar, porque também sofrem ataques frequentes, apesar de os proprietários investirem muito para reforçar sua segurança cibernética.

Se você seguir as melhores práticas e acrescentar as outras dicas que apresentei aqui, será muito bom. Mas é crucial que você faça um backup do seu site regularmente. Há inúmeras maneiras de fazer backups e deixar seu site seguro. Portanto, você pode baixar manualmente todos os arquivos e exportar o banco de dados, ou utilizar os meios de backup que o seu provedor de hospedagem oferece.

10. Busque Profissionais Capacitados

Outra dica de segurança do site, é buscar a ajuda de especialistas em TI e estabilidade do site para ajudar a manter sua defesa sob controle. O benefício de obter esta ajuda é que ela concede um diagnóstico preciso do que seu site requer, e também expõe as táticas e funcionalidades primárias para garantir mais segurança. Desta forma, menos tempo é desperdiçado na busca de resoluções e abordagens eficazes. A administração pode contratar tais funcionários para manutenção frequente, o que ajuda a tornar seu site mais robusto e pronto para atender os clientes.

Os Benefícios de ter um Site Seguro

Devemos advertir que não basta ter um site se ele é vulnerável a infecções por malware e outros ataques, esses problemas têm a possibilidade de afetar todo o site e trazer insegurança para os clientes que o visitam.

Portanto, trabalhar a segurança do site, além de ser uma obrigação, só traz benefícios para sua empresa, por exemplo:

  • Impede que sua empresa seja exposta e associada a situações criminosas;
  • Evita a perda de informações;
  • Assegura a confiança dos clientes;
  • Melhora a imagem da sua organização;
  • Previne ataques;
  • Evita inconvenientes de navegação no site;
  • E muito mais!

Proteger o site da sua empresa é evitar possíveis prejuízos futuros. Em outras palavras, quando sua empresa estiver protegida, você será capaz de evitar prováveis dores de cabeça e esforços para retomar as operações.

Conclusão

Há inúmeras maneiras de melhorar a segurança do site como você viu no artigo de hoje. Portanto, se você estiver desconfiado que seu site possa estar comprometido, com essas 10 dicas que passamos você pode se livrar de possíveis ataques.

Mas não se preocupe, podemos ajudá-lo a proteger o site da sua empresa! Estamos com uma promoção de 2021! Conheça os planos de serviços CyberBitz clicando aqui.

Quer saber como lidar com incidentes de segurança do site da sua empresa? Então saiba mais sobre o que fazer caso haja possíveis incidentes de segurança clicando aqui!

Post Url: seguranca-dosite-deixe-seu-site-seguro-contra-as-ameacas

Emergência?

Malware, ransomware ou outras cyber emergências, entre em contato imediatamente.

Brasil ShieldsUp Alertas

Alertas Importantes que requerem atenção imediata e que estão sendo explorados ativamente

Insights

No nosso Insights blog, você pode obter informações valiosas para melhor proteger sua empresa